Logo XP Educacao
logo_xpe

Aproveite nosso investback:

acesse diversos bootcamps com 40%

Bootcamp online

Arquiteto(a) de Software

Aprenda os conceitos fundamentais da Arquitetura de Software, com as melhores práticas e as ferramentas mais utilizadas em projetos arquiteturais. Vá além e conheça os hard e os soft skills necessários para se tornar um profissional disputado pelo mercado.

Arquiteto de Software trabalhando sentado em frente ao computador

INÍCIO DAS AULAS

16 de maio

DURAÇÃO

10 semanas

ASSINATURA

R$ 39/ mês

Mulher sentada em frente ao computador estudando para o bootcamp Arquiteto de Software

Crescimento exponencial

Invista na sua carreira em tecnologia e alcance seus objetivos _

Habilite-se a entrar nas empresas mais inovadoras do mercado, estudando em uma delas. Você será capaz de definir os requisitos arquiteturais necessários para a construção de software, da documentação ao desenho das arquiteturas dos softwares.

A estrutura feita para você evoluir

Estude de forma imersiva, prática e interativa_

< Imersivo >

Abordagem hands-on de alto impacto para formar skills técnicos muito mais rápido que o ensino tradicional.

< Prático >

Programa de ensino imersivo focado nas habilidades técnicas para atuar imediatamente no mercado de trabalho.

< Interativo >

Aulas semanais ao vivo e online para facilitar o aprendizado e o networking com os colegas do bootcamp.

< Carreira exponencial  com milhares de oportunidades >

Profissionais de TI são demandados por empresas do Brasil e do exterior

Vagas no setor de tecnologia cresceram 310% em 2020

Setor de TI tem remuneração 2,2 vezes superior a média nacional

Mercado vai precisar de 420 mil profissionais de TI até 2024

A estrutura feita para você evoluir

Destaque-se

como profissional_

Você aprende na prática com profissionais experientes. Atue e desenvolva sua carreira em uma das áreas que mais cresce no mercado de trabalho.

Conhecimento aplicado das principais arquiteturas de software da atualidade

Desenvolva capacidade de análise para decidir sobre desenhos arquiteturais

Incorpore o mindset ágil do desenvolvimento de software

Elabore arquiteturas de softwares em projetos ágeis e em ambientes DevOps.

Mundo Real Problemas reais_

Aqui você aprende com desafios reais, de empresas reais, com interação de alunos e professores. 

Assim como fará a vida toda.

ASSINE MULTI+
Mulher sentada em uma poltrona com um notebook em mãos estudando para o bootcamp online da XP Educação

Programa do Curso - Estrutura modular

O que você irá aprender com os profissionais do mercado_

Módulos hands-on com conteúdos focados no que você realmente vai precisar para avançar na sua carreira. Estude através de desafios semanais sucessivos que evoluem em complexidade e abrangência.

< Aulas ao vivo >

Acontecem uma vez por semana, no turno da noite, mas caso não possa participar, você pode fazer uma atividade de reposição no dia seguinte. O cronograma é disponibilizado no início do curso.

  • Módulo 1 - Fundamentos em Arquitetura de Software

    Tópicos de Estudo


    • Introdução à arquitetura de software;
    • Arquitetura de software x arquitetura de soluções x arquitetura corporativa;
    • O papel do arquiteto de software;
    • Hard e soft skills do arquiteto de software;
    • Processos decisórios (frame, alternativas, informação, valores, raciocínio  lógico  e  compromisso com a ação);
    • Riscos e mitigação de riscos (5W2H);
    • Frameworks arquiteturais;
    • The Open Group IT4IT™ Reference Architecture;
    • ArchiMate x UML x BPMN;
    • Ciclos de vida de desenvolvimento de doftware;
    • Metodologias ágeis x DevOps x arquitetura de software;
    • Customer development;
    • Lean startup;
    • Gestão de configuração e versionamento.

    -----------------------------------------------------


    Trabalho Prático


    Identificar as características arquiteturais prioritárias conforme problema descrito, descrevendo corretamente as características arquiteturais e selecionando o estilo arquitetural mais adequado conforme essas características arquiteturais.


    ------------------------------------------------------


    Desafio


    Usar o Trello como um quadro de tarefas estruturado de forma aderente ao framework Scrum, usar um repositório do Gi e utilizar um projeto simples na linguagem Java e automatizado por meio do Maven, com testes de verificação de arquitetura por meio do ArchUnit.

  • Módulo 2 - Requisitos Arquiteturais e Modelagem Arquitetural

    Tópicos de Estudo


    • Introdução à engenharia de requisitos;
    • Tipos de requisitos;
    • Técnicas para classificação e análise de requisitos (FURPS+ e SMART);
    • Ferramentas para gerenciamento de requisitos;
    • Refinamento (Grooming) de Requisitos;
    • Introdução à UML;
    • Modelo 4+1.

    ------------------------------------------------------


    Trabalho Prático


    Exercitar os conceitos aprendidos sobre a engenharia de requisitos e modelagem arquitetural, analisando diagramas de casos de uso e diagramas de classes.


    ------------------------------------------------------


    Desafio


    Exercitar os conceitos aprendidos sobre a engenharia de requisitos e modelagem arquitetural utilizando o conteúdo visto em todo o módulo.

  • Módulo 3 - Design Patterns, Estilos e Padrões Arquiteturais

    Tópicos de Estudo


    • Design patterns (padrões de projetos);
    • Estilos e padrões arquiteturais;
    • Padrões de integração de aplicações (EDI, EAI, ESB e web services).

    ------------------------------------------------------


    Trabalho Prático


    Analisar e identificar Padrões de Projeto em um projeto escrito na linguagem Java, analisar e identificar Padrões de Projeto a partir de diagramas e avaliar as vantagens do uso dos Princípios de Projeto.


    ------------------------------------------------------


    Desafio


    Exercitar a capacidade de análise para tomar uma decisão arquitetural, e entender como a escolha de estilo arquitetural pode resultar em trade-offs que devem ser analisados.

  • Módulo 4 - Principais Arquiteturas de Software da Atualidade

    Tópicos de Estudo


    • Arquitetura de microsserviços;
    • Arquitetura API REST e GraphQL;
    • Arquitetura orientada a eventos;
    • Arquitetura serverless;
    • Arquitetura de sistemas Web;
    • Arquitetura de sistemas mobile;
    • Arquitetura cloud native.

    ------------------------------------------------------


    Trabalho Prático


    Desenhar um modelo arquitetural para prover uma solução com base no conteúdo visto até a metade do módulo, levando em consideração um problema apresentado e uma possível evolução do mesmo.


    ------------------------------------------------------


    Desafio


    Desenvolver um modelo level 2 com base no C4 model, propondo uma solução macro, tendo em vista alguns cenários apresentados.

  • Desafio Final

    • Com base no conteúdo visto em todos os módulos, identificar os trade-offs das soluções arquiteturais propostas, identificar soluções arquiteturais mais eficientes e adequadas para um determinado contexto e fazer os diagramas necessários para melhor entendimento das soluções arquiteturais.

Professores com atuação de mercado

Aprenda com quem faz_

Gustavo Aguilar

Coordenador e professor de MBA, graduação e bootcamps na XP Educação


Bacharel em Ciência da Computação, pós-graduado em Adm. de Banco de Dados, MBA em Ciência de Dados e Mestrando em Educação. Atua há mais de 20 anos como Database Tech Lead, Arquiteto de Dados e Cloud Computing. Instrutor Microsoft (MCT), certificado Azure, AWS, OCI e Google Cloud, sendo membro do Conselho Superior da Faculdade XP Educação

Augusto Farnese

Mestre e Bacharel em

Ciência da Computação


Fundador da Entropya, empresa especializada em cultura e práticas ágeis para equipes. Há mais de 10 anos, estuda, ensina e trabalha com agilidade. Possui vasta experiência com cultura e práticas ágeis aplicadas à gestão de equipes.

É certificado ScrumMaster, Product Owner e facilitador licenciado Management 3.0.

Gladston Junio

Mestre em Informática

Arquiteto de Software e Professor de MBA


Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade FUMEC (2007), especialista em Engenharia de Software (2008) e mestre em Informática (2011), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Atualmente atua como Arquiteto de Software na Fácil Informática.

Geramos resultados

Avaliação dos nossos alunos_

Certificado digital da XP Educação_

Ao chegar ao fim do curso, você receberá seu certificado oficial da XP Educação, para evidenciar sua conquista e fortalecer o seu posicionamento no mercado.

XP Educação, uma empresa

Nascemos de um sonho grande de transformar a educação com a mesma lógica de quem transformou o mercado com tecnologia. 

XP Educação 

A escola que nasceu dentro da XP, uma empresa inovadora e disruptiva.

Inovação

Ensino prático, imersivo e interativo, com aulas ao vivo e online, com tecnologia e qualidade.

Portfólio 

Graduações, pós e MBAs em TI, finanças e negócios, além de bootcamps e cursos livres. 

100% dos professores

São profissionais atuantes no mercado. Aprenda com quem está na linha de frente de grandes empresas.

Share by: